5ª PERSEVERANÇA
Texto base: Lucas 11:21-28
Introdução:
Quando o Senhor entra em nossa casa, encontra muitas coisas desordenadas. Na verdade, satanás mantinha áreas em cativeiro, como se ele fosse o ‘‘dono do território’’. Essa ilustração que Jesus usa, fala sobre isto. O Senhor se compara com um mais valente que quebra o poder do inimigo e liberta uma casa. A grande ênfase, porém, é manter a presença de Deus, não deixar a casa vazia. Vamos ver porquê?
1. É MUITO IMPORTANTE MANTER A PRESENÇA DE DEUS EM NOSSA VIDA E EM NOSSA CASA, CASO CONTRÁRIO, NOSSO ÚLTIMO ESTADO PODE SER PIOR QUE O PRIMEIRO – Lucas 11.24-26
Se Deus começou uma obra em nossa família ou em nossa vida, certamente o reino das trevas perdeu. Acontece que Satanás não costuma desistir. A única garantia que podemos ter de que não perderemos a benção do Senhor é mantê-lo no lugar de honra, ou seja, perseverarmos em buscar a Deus.
No texto bíblico que lemos, Jesus usa uma ilustração de uma casa vazia, para falar sobre a vida dos homens que começam a buscar ao Senhor, mas depois O abandonam. A tendência é que o inimigo volte com mais força ainda, uma vez que ele foi humilhado pelo poder de Deus e perdeu seu espaço. Não podemos deixar isto acontecer!
Hoje, no final desta aliança de fé, a melhor decisão que podemos tomar é manter a casa ocupada, continuar cultivando a presença do Senhor para que Satanás não encontre lugar para agir. (Textos de apoio: II Crônicas 24: 18; Efésios 4: 27; I Pedro 5: 8)
2. A PERSEVERANÇA É UMA DAS VIRTUDES MAIS IMPORTANTES DA VIDA CRISTÃ – João 6.56-69
O chamado de Deus para nós é um chamado para uma aliança eterna. Ele não nos propôs uma aventura passageira, mas um pacto que dura a eternidade. Por isso Jesus pagou um preço tão alto na cruz.
Nos tempos de Jesus, muitos se aproximavam para desfrutar dos milagres. Mas houve um momento que Jesus deixou claro que queria uma aliança com as pessoas, a expressão “comer minha carne e beber meu sangue”, demonstra que isso e foi um divisor de águas.
O que aconteceu? Muitos abandonaram, porque não queriam compromisso, mas os verdadeiros discípulos reconheceram que não há opção de vida melhor do que continuar seguindo a Cristo. (Texto de apoio: Salmos 73: 22 – 26; Lucas 21: 19; Hebreus 10: 36; Mateus 24: 13)
3. O GRANDE MOTIVO DA NOSSA PERSEVERANÇA DEVE SER O AMOR QUE TEMOS PELO SENHOR – João 15.9-10
Manter o Senhor em nossa vida e manter o nosso lar como Casa de Paz, cheio da sua presença, nos livrará de ficarmos novamente a mercê dos nossos adversários.
Porém o principal motivo pelo qual devemos perseverar e manter uma aliança firme com Jesus é o fato de amarmos e reconhecermos que fomos comprados pelo preço do seu sangue. (Texto de apoio: Romanos 8.35-39; Efésios 3: 17 - 21).
4. SELAMOS NOSSA ALIANÇA DEFINITIVA COM O SENHOR ATRAVÉS DO BATISMO – Marcos 16.15-16
Uma vez que ouvimos o evangelho e conhecemos a vontade de Deus, temos que decidir ser discípulos de Cristo ou não. Se nossa decisão é seguir Jesus, então a palavra nos manda ser batizados, confirmando assim a nossa salvação.
O batismo é como uma cerimônia de casamento na qual assumimos uma aliança definitiva com o Senhor. Ele significa que morremos para a vida velha dominada pelo pecado e nascemos de novo para um a nova vida, agora de acordo com a vontade de Deus, sob o senhorio de Cristo. (Texto de apoio: II Coríntios 5.17; Romanos 6: 4 Atos 2.37-39)
Conclusão:
Chegamos ao final desta campanha, mas esperamos que tenha sido o começo de uma aliança eterna com Jesus para todos aqueles que participaram. Temos que manter a casa ocupada não só para que o inimigo não recupere o espaço, mas acima de tudo porque conhecemos o amor de Deus e não podemos desprezar o que Ele fez por nós.
Os milagres que Deus fez merecem glória. Os que Ele ainda não fez, talvez estejam esperando a autenticação da nossa fé através da perseverança. Portanto, que nossa decisão hoje seja avançar com Deus!
Compartilhamento:
- Compartilhe um pouco como foi a sua experiência nessas sete semanas?
- Parar ou Continuar? O que você pretende fazer a partir de hoje?
- Você deseja ir ao Encontro com Deus e permanecer em uma Casa de Paz? Compartilhe!