Semana 2 FAMÍLIA

Escrito em 10/09/2018
Equipe Maanaim


 

Texto base: Marcos 3:20,21 / 31-35

20 E foram para uma casa. E afluiu outra vez a multidão, de tal maneira que nem sequer podiam comer pão.
21E, quando os seus ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si.
31 Chegaram, então, seus irmãos e sua mãe; e, estando fora, mandaram-no chamar.
32 E a multidão estava assentada ao redor dele, e disseram-lhe: Eis que tua mãe e teus irmãos te procuram, e estão lá fora.
33 E ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos?
34 E, olhando em redor para os que estavam assentados junto 
dele, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos.
35 Porquanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe.

Introdução: 

Este texto é muito interessante, novamente o cenário é uma casa onde Jesus está, ainda no começo do seu ministério. Naquele momento, uma parte de seus parentes não acreditavam nele, achando-o louco, por sair pregando e fazendo discípulos.

Jesus aproveitou esse contexto para falar sobre um tema em importante: quem realmente pode dizer que faz parte da família de Deus?

1) Conquistar nossa família para a Fé, às vezes, é um desafio que exigirá de nós firmeza e perseverança – Marcos 3.20-21

No começo do seu ministério aos 30 anos nem mesmo a família de Jesus acreditava que Ele era o Messias (O enviado de Deus). Muitas vezes enfrentamos alguns problemas por assumir a nossa fé.

O que devemos fazer em situação assim? Desistir? Tentar impor a nossa fé aos outros de qualquer maneira? Não! Devemos nos manter firmes, seguros em nossa aliança com Deus e cercados de pessoas que podem fortalecer a nossa fé. Este foi o segredo de Jesus.

No começo, quando seus parentes e familiares não aceitavam o seu ministério Ele permaneceu fazendo a vontade do Pai e investindo em relacionamentos espirituais. No final de sua vida, sua família já o seguia e até seu irmão Tiago se tornou um dos grandes líderes da igreja primitiva. (Texto de apoio: João 7:3-5; Gálatas 1:19; Atos 16:31)

2) Para Jesus, sua família são os que entram na casa, envolvem-se e interagem – Marcos 3.31-34

Uma marca da família é relacionamento. Quem não se abre para se relacionar profundamente com Deus e com os irmãos, não está vivendo em família. É preciso interagir, cooperar, amar, participar de coração, de corpo e alma. 

Quando Jesus reage, dizendo que sua família era formada pelos que estavam com Ele, sua intenção não era desprezar seus parentes naturais (que ficaram do lado de fora esperando uma atenção formal), mas mostrar àqueles que priorizam relacionar-se com Ele, tornam-se também a prioridade do seu coração, Sua verdadeira família.

Aliás, embora as pessoas, em geral, pensem que todos são filhos de Deus, a Bíblia nos ensina que só nos tornamos filhos de Deus quando recebemos Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas. (Texto de  apoio João 1:11-13; Efésios 2:13-14,17-19; Romanos 8:17)

3) Uma característica inconfundível daqueles que fazem parte da família de Deus é a obediência – Marcos 3.35

Aqui talvez tenhamos a afirmação mais importante de Jesus nesta passagem: sua verdadeira família é composta por aqueles que fazem a vontade do Pai, ou seja, obedecem à Palavra de Deus.

De fato, muitas pessoas tem fé, dizem amar a Jesus, mas não se submetem a Ele. Segunda a Bíblia está fé e morta e não tem poder nenhum.

E a vontade de Deus é que creiamos no seu Filho Jesus. "Ora, e este é o seu mandamento: que creiamos no Nome de seu Filho Jesus Cristo...”(I Joao 3.23) Quando cremos em Jesus Cristo, não penas nós somos salvos, mas abrimos a porta para que o Senhor alcance toda a nossa família. “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.”(Atos 16.31). (Texto de apoio Lucas 6:46; João 15:14; Tiago 2:17-19; 1 Pedro 1:14-15)

4) As promessas de Deus para nós são condicionais, dependem de nos alinharmos com sua vontade – Deuteronômio 28:1-9

Se queremos a benção do Senhorem nossas casa, precisamos conhecer a sua Palavra e nos submeter a ela. Já temos falado que “Deus tem compromisso com quem tem compromisso com Ele.” Assim, andar nos princípios de Deus traz a benção, enquanto ignorá-los nos coloca fora do seu alcance. (Textos de apoio Isaías 1:14-20; Jeremias 5:25)

CONCLUSÃO: 

Fazer parte da família de Deus é um dos primeiros passos para abençoarmos nossas famílias. Ainda que no começo nossa fé seja rejeitada, se perseverarmos como fez Jesus, veremos os nossos entes queridos se achegando a Deus e sendo alcançados pela salvação.

Porém, a principal lição que aprendemos hoje é que a obediência é a marca que autentica a nossa fé e nos confirma na posição de filhos de Deus, salvos por sua graça.

Compartilhamento:

  1. Você já ouviu um ditado que diz: “santo de casa não faz milagre”? O que você acha?
  2. Assim como Jesus ganhou a sua família, Deus também quer usar você para abençoar toda sua casa. Você está disposto a ser usado por Deus? Como isso pode acontecer?
     
  3. Sempre que Deus quer abençoar uma casa, ele escolhe uma pessoa da família para ser a porta. Quem hoje em sua família você acha que é a pessoa mais apropriada para ser essa porta de salvação para toda a casa?

2 FAMÍLIA 2 FAMÍLIA