Êxodo 25:1-3
1 Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
2 Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada; de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada.
3 E esta é a oferta alçada que recebereis deles: ouro, e prata, e cobre,
Êxodo 36:3-6
3 Estes receberam de Moisés toda a oferta alçada, que trouxeram os filhos de Israel para a obra do serviço do santuário, para fazê-la, e ainda eles lhe traziam cada manhã ofertas voluntárias.
4 E vieram todos os sábios, que faziam toda a obra do santuário, cada um da obra que fazia,
5 E falaram a Moisés, dizendo: O povo traz muito mais do que basta para o serviço da obra que o Senhor ordenou se fizesse.
6 Então mandou Moisés que proclamassem por todo o arraial, dizendo: Nenhum homem, nem mulher, faça mais obra alguma para a oferta alçada do santuário. Assim o povo foi proibido de trazer mais,
7 Porque tinham material bastante para toda a obra que havia de fazer-se, e ainda sobejava.
Introdução
Nesse texto Deus pede oferta ao povo. Quando o povo saiu do Egito Deus fez com que faraó desse ao povo ouro, prata e bronze.
Agora um Deus que não precisa de nada mas deu tudo ao povo, pede ao povo que traga ofertas.
E nesse texto nós aprendemos como deve ser a nossa oferta ao Senhor:
FT:. Em primeiro lugar...
1- NOSSA OFERTA DEVE SER MOVIDA PELO ESPÍRITO DE DEUS. V.2
2 Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada; de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada.
1.1. Nossa oferta deve ser sempre fruto do toque de Deus no nosso coração. Quando estamos sensíveis e abertos a voz de Deus ele sempre fala conosco.
1.2. Quando Moisés fez o apelo, o coração do povo se moveu porque Deus já havia falado com eles. O que Moisés pediu foi apenas uma testificação.
- Sempre que o pastor faz o momento da oferta e pede ao povo que contribua, Deus move o coração daqueles que estão abertos para ouvir a voz de Deus.
1.3. Muitas pessoas na hora da oferta ficam em dúvida se devem ofertar determinado valor ou não. " Será que isso e da vontade de Deus?" E simples resolver essa dúvida:
- Primeiro que o diabo nunca vai colocar em seu coração o desejo de ofertar. O diabo não quer que a obra avance. O diabo não quer que a igreja tenha recursos suficientes para que o evangelhos seja pregado.
- Segundo que a nossa carne também não quer ofertar A nossa carne é muito egoísta. Na carne ninguém vai querer ofertar.
- Por isso que Deus é o único que pode mover o seu coração na hora da oferta. Se você sente esse desejo saiba que Deus estão tocando no seu coração.
FT:. Em segundo lugar...
2- NOSSA OFERTA DEVE SER PROPORCIONAL AO QUE TEMOS. V.3
3 E esta é a oferta alçada que recebereis deles: ouro, e prata, e cobre,
2.1. No v3, vemos três tipos de ofertas, OURO, PRATA E BRONZE.
2.2. Quando o povo saiu do Egito alguns saíram com ouro, outros com prata e outros com bronze. Esse é um princípio espiritual. Cada um deve ofertar de acordo com o que Deus tem te abençoado.
- Se o Senhor tem te abençoado com ouro, sua oferta dever ser de ouro.
- Nunca compare a sua oferta coma oferta do seu irmão. Cada um tem uma medida para ofertar.
- Sua oferta deve ser proporcional a provisão que Deus tem te dado.
- Tem semanas que que você e muito abençoado. Traga uma oferta do tamanho da sua provisão.
FT:. Em terceiro lugar...
3- NOSSA OFERTA DEVE SUPRIR TODA A NECESSIDADE DA OBRA - Cap 36: 5,6
5 E falaram a Moisés, dizendo: O povo traz muito mais do que basta para o serviço da obra que o Senhor ordenou se fizesse.
6 Então mandou Moisés que proclamassem por todo o arraial, dizendo: Nenhum homem, nem mulher, faça mais obra alguma para a oferta alçada do santuário. Assim o povo foi proibido de trazer mais.
3.1. O povo trouxe a oferta além do necessário. A ponto deles terem que parar de trazer, porque toda. Necessidadef já havia sido suprida.
- Por isso que quando levantamos ofertas para um determinado fim, devemos continuar até a necessidade ser suprida.
- Nós temos muitos desafios como igreja e para avançar precisamos que cada um dos irmãos ouça o apelo de oferta e responda a Deus na medida da revelação que tem recebido.
- Porque assim como o povo foi totalmente suprido pelo Senhor nas suas necessidades, também devemos suprir as necessidades da Obras e Deus.
Conclusão
Você está pronto para responder ao Senhor nessa hora?
Quantos tem sido movidos pelo Espírito de Deus para atender os desafios da obra de Deus?