Salmos 91:10
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
É triste saber que ainda há crentes colocando ferradura atrás da porta ou trazendo para casa plantas como aquela chamada comigo-ninguém-pode.
Vivem assustados com medo de maldições, maus-olhados e pragas de todo o tipo que possam vir sabre eles.
Há aqueles que vivem quebrando maldições passadas, mas parece que a maldição nunca os deixa. Não vivem com a expectativa da bênção,mas com o temor do juizo. Certamente, não é esta a vida que o Senhor tem para nós.
Gostaria de mostrar como três aspectos da maldição foram completamente eliminados por Cristo na cruz.
A maldição foi totalmente removida para que hoje você possa desfrutar da bênção completa por meio da obra consumada de Cristo na cruz.
I- A MALDIÇÃO TRANSFORMADA EM BENÇÃO
Quando o povo de Israel peregrinava no deserto, eles tiveram de passar pela terra de Moabe.
Balaque, o rei de Moabe, estava com muito medo de Israel e contratou um profeta chamado Balaão para amaldiçoar o povo de Deus.
A primeira coisa que precisamos dizer a respeito de Balaão é que ele era um profeta profissional, ou seja, ele profetizava por dinheiro. Certamente ele não tinha um coração para Deus, pois Pedro diz que ele amou o prêmio da Injustiça
Abandonando o reto caminho, se extraviara, seguindo pelo caminho de Balaão, filho de Beor; que amou o prêmio da injustiça. (2 Pe 2.15)
Primeiro, Deus o proibiu de aceitar a proposta de Balaque, mas depois o Senhor permitiu que ele fosse, porém ele somente poderia falar as palavras que Deus colocasse em sua boca.
Balaão,então, coloca-se no cume do monte pronto para amaldiçoar o povo de Israel, mas Deus colocou palavras de bênção em sua boca.
Então proferiu a sua palavra e disse: Levanta-te, Balaque, e ouve; escuta-me, filho de Zipor, Deus não é homem. para que minta: nem filho de homem. para que se arrependa. Porventura. tendo ele prometida, não o fará ? E tendo falado. não o cumprirá? Eis que para abençoar recebi ordem; ele abençoou. não o passo revogar. Não viu iniquidade em Jacó nem contemplou desventura em Israel,o SENHOR, seu Deus, está com ele, no meio dele se ouvem aclamações ao seu Rei. Deus os tirou do Egito, as forças deles são como as do boi selvagem. Pois contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação contra Israel agora, se paderá dizer de Jacó e de Israel: Que coisas tem feito Deus! (Nm 23.18.23)
As afirmações feitas por Balaão são maravilhosas. Primeiro, ele diz que Deus abençoou Israel e isso não pode ser revogado, pois Deus não é homem para que minta e nem filho de homem para que se arrependa.
Se isso era verdade na Velha Aliança, muito mais agora. Uma vez que Deus disse que somos perdoados e justificados em Cristo, isso não pode mais ser revogado. Pois Deus não é homem para que minta nem filho do homem para que se arrependa.
Alguns acreditam que suas muitas quedas e pecados podem fazer Deus mudar a sua aliança, mas isso é mentira do maligno. O Pai pode discipliná-lo,mas jamais mudará a aliança feita na cruz (Hb 6.13-20).
Essa afirmação de que Deus não é homem para que minta, é frequentemente usada de forma negativa referindo-se ao julgamento de Deus.
Há aqueles que gostam de dizer isso em relação ao nosso pecado, afirmando que, se Deus não julgar esta geração, terá de se desculpar com os moradores de Sodoma e Gomorra.
Mas o contexto desse versículo é justamente o plano de Deus de nos abençoar.
Depois, no verso 20, Babão diz que ninguém pode revogar a bênção que Deus liberou.
A bênção de Deus sabre a sua vida não pode mais ser revertida.
Ele decidiu nos abençoar, por isso toda língua que se levantar contra nós em juizo, nós a condenare-mos. já somos abençoados e isso não pode ser revogado(Tt 1.2).
Toda arma forjada contra ti não prosperari; toda língua que ousar contra ti em juizo, tu acondenará; esta é a herança dos se:vosdoSENHOR e o seu direito que de mim procede. diz o SENHOR. (Is 54:17)
A palavra "bênção" no Novo Testamento é eulogia, de onde vem a nossa palavra "elogio". Significa "falar bem, positivamente, levantando e nunca abatendo o outro".
Fale bem a respeito de si mesmo, do seu corpo e do seu trabalho, pois, fazendo assim, você libera bênção.
Por outro lado, a palavra usada no NovoTestamento para maldição é katara, que significa falar negativamente a respeito de algo.
Nós podemos amaldiçoar algo ou alguém sem usar a palavra maldição. O Senhor amaldiçoou a figueira e Ele não disse: "Figueira, eu te amaldiçoo!" Ele apenas disse: "Nunca mais coma alguém fruto de ti e, no outro dia, a figueira secou completamente." Por fim,o verso 21 diz que o Senhor não viu iniquidade em Israel.
Esta é uma afirmação realmente espantosa. Esta é a bénção de Deus sobre nós, pois Ele disse: "Das suas iniquidades jamais me lembrarei".
Deus não diz que não há pecado em nós, Ele apenas diz que não vê. Não devemos nunca pensar que não há pecado em nós, mas devemos declarar ousadamente que o Senhor não vê iniquidade em Israel.
Quando Ele nos olha, não vê pecado em nós. Se Ele não vê o pecado, nunca poderá nos amaldiçoar.
Esta é a maneira como devemos também amar o nosso irmão. Devemos vê-lo como Deus o vê. Veja o seu irmão sem culpa e sem condenação.
Precisamos ser elevados como o nosso Pai se queremos caminhar nos lugares altos em Cristo.
Em Números 24.2, Balaão tenta pela terceira vez amaldiçoar Israel.
A Escritura diz que ele novamente subiu a um monte e viu Israel acampado segundo as suas tribos. Quando viu o acampamento, o Espirito veio sobre ele.
Levantando Balão os olhos e vendo Israel acampada segundo as suas tribos, veio sobre ele o Espírito de Deus (Nm 24.2)
No acampamento de Israel no deserto, as doze tribos em grupos de três eram colocadas ao redor do tabernáculo.
Como a tribo de Judá era muito maior que as outras, o lado em que ficava Judá era bem mais comprido, dando ao acampamento o formato da cruz.
Balaão viu a cruz no deserto. Na cruz, Deus Pai não pode ver o nosso pecado. Quando vemos a cruz de um lugar elevado, o Espirito vem sobre nós.
Balaão não recebeu o Espirito de Deus, o Espirito veio sobre ele apenas naquele momento para colocar as palavras de bênção na sua boca.
II- A MALDIÇÃO HEREDITÁRIA
Um ensino que realmente produz problemas na vida do crente é o ensino da maldição hereditária.
Eu creio que existe mesmo uma maldição hereditária na vida daqueles que não estão em Cristo, mas para aqueles que estão em Cristo, não há mais nenhum tipo de maldição.
Em 2 Corintios 5.17, diz que, "se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas."
Essas coisas antigas que passaram incluem as maldições hereditárias.
Mas muitos crentes creem que ainda estão debaixo de maldição, por isso vivem sob uma constante expectativa de castigo e tribulação, porque nunca sabem quando o pecadode seus avós e pais vai alcançá-los.
Eles sempre estão aguardando uma colheita de pecados que outros e eles mesmos cometeram no passada
Naqueles dias, já não dirão: Os pais comeram uvas verdes e os dentes dos filhos que se embotaram. Cada um. porém, será morto pela iniquidade; de todo homem que comer uvas verdes os dentes se embotarão. (Ir 31.29.30)
Este era um ditado popular entre os judeus nos dias de jeremias: "Os pais comem uvas verdes e os dentes dos filhos é que se embatam".
Na verdade, está baseado em algo que Deus havia dito no monte Sinal: "Visitarei a iniquidade dos pais nos filhos e nos filhos dos filhos, até à terceira e quarta geração' (Éx 34.7).
Esta era a condição na Velha Aliança, mas louvamos a Deus porque agora estamos sob a Nova Aliança.
Alguns crentes, porém, ainda estão se baseando na Velha Aliança e por isso sofrem perda espiritual. Hoje,os nossos pecados e os pecados de nossos pais e os pecados dos pais de nossos pais foram todos cravados na cruz e por isso não sofremos mais nenhuma maldição.
A principal cláusula da Nova Aliança é que Deus não se lembra mais de nossos pecados.
Isso significa que Deus nãos nos trata mais com base em nossos pecados. Ele nos trata consoante a perfeição de Cristo e a sua obra na cruz.
Pois para com as suas iniquidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei (Rm 8.12)
No Velho Testamento, Ele não podia esquecer do pecado, por isso castigava a iniquidade dos pais nos filhos;mas, Novo Testa-mento, Ele nãose lembra mais do pecado. Se Ele não se lembra, já não há condenação e nem punição.
Há muitos crentes que vivem hoje na Nova Aliança com a mentalidade da Velha Aliança. Eles vivem com a expectativa de juizo e condenação,com medo da maldição por causa dos seus pecados e dos de seus antepassados.
A profecia de jeremias era de que chegaria o dia em que não mais haveria aquele ditado em Israel, e esse dia já chegou, nos hoje vivemos os dias em que a maldição foi quebrada. Há dois mil anos, o Senhor quebrou a maldição na cruz
Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura disse: Tenho sede. Estava ali um vaso cheio de vinagre. Embebedaram de vinagre uma esponja e, fixando-a num caniço de issopo, lha chegaram á boca. Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito. (Ja 19.28-30)
Na cruz do Calvário, o Senhor viu que tudo já estava consumado,mas, naquele momento, Ele disse que tinha sede. Deram-lhe, pois, vinagre para beber.
A profecia de Jeremias fala de uvas verdes, que embotam os dentes, e, na cruz, lhe deram o vinagre, que também embota os dentes. Ao beber o vinagre, Ele estava cumprindo a profecia de Jeremias 31.
Quando bebeu do vinagre, Ele tomou sobre si a maldição que pertencia aos filhos por causa dos pecados dos pais. Ele tinha sede da nossa liberdade. Ele tinha sede de nos libertar da maldição de nossos antepassados.
III- A MALDIÇÃO DA LEI
A afirmação categórica da Palavra de Deus é que, quando vivemos pela fé no favor imerecido de Deus, nós somos resgatados da maldição da lei.
Aqueles que vivem com base em seu merecimento e andam confiados em seu esforço próprio e na sua justiça própria, inevitavelmente ainda sofrem debaixo da maldição da lei mesmos sendo salvos.
O que é a maldição da lei? A única maneira de descobrirmos é voltando à lei.
Ela está descrita no capitulo 28 de Deuteronômio e envolve basicamente quatro aspectos: miséria, enfermidade, condenação e morte.
Por causa da obra consumada da cruz, não precisamos mais viver sob essas maldições.
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se eçe próprio maldição em nosso lugar, porque está escrita: Maldito todo aquele que ror pendurada no madeiro; para que a benção chegasse aos gentios, em Jesus Cristo. a flm de que recebéssemos pela fé o Espírito prometido. E se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa. Gálatas 3:13,14,29
Nos dias de Jesus, a forma comum como os judeus executavam os criminosos era pelo apedrejamento.
O Senhor Jesus poderia ter morrido dessa forma,mas, em vez disso, Ele foi crucificado.
Mil anos antes de existir a crucificação, Moisés disse que aquele que fosse pendurado no madeiro seria amaldiçoado (Dt 21.23).
Isso significa que o Senhor não derramou o seu sangue apenas para nos perdoar dos pecados, mas também para nos livrar da maldição, fazendo-se Ele próprio maldição em nosso lugar.
Todas as vezes que resolvemos nos relacionar com Deus com base em nossa performance, em nosso mérito ou obras, nós decaímos para a lei e nos separamos da graça de Deus.
E, uma vez que nos separamos da graça, sujeitamo-nos novamente às maldições da lei.
Só existe duas possibilidades: ou vivemos pela graça ou confiamos na lei. Se não dependemos do favor imerecido, nós caímos para a lei.
Você tem a liberdade de escolher como quer se relacionar com Deus. Se escolhemos nos relacionar com base em nossa obediência e merecimento, o resultado é maldição.
Mas se escolhemos nos relacionar pela graça mediante a fé, o resultado é vida.
Em Hebreus 4.16, Paulo nos convida a nos achegarmos diante do trono da graça. Isso significa que há também um trono de justiça.
Você pode escolher diante de qual trono quer se achegar. Se for diante do trono da justiça, esteja certo de ter obedecido completamente à leis, pois, caso contrário, será condenado.
Mas se escolher se achegar diante do trono da graça, saiba que estará diante daquele que justifica o ímpio (Rm 4.5).
Não podemos viver pela fé e pelas obras ao mesmo tempo. Esses dois principios de vida são como água e óleo, não podem se misturar.
E é evidente que, pela lei ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo vivera pela fé. Ora. a lei nào procede de fé, mas: Aquele que observar os seus preceitos por eles viverá. (GI 3.11.12)
Esta é a razão por que muitos crentes não são abençoados, eles ainda vivem confiados nomérito da lei.
Não dependem de fé, mas de obras de justiça. E, pelo contexto de Gálatas, nós sabemos que a fé aqui é a justificaç ão por fé, é a confiança absoluta na obra de Cristo realizada na cruz.
A minha justiça é apenas um dom que eu recebi, e não uma virtude que eu conquistei pela minha obediência aos mandamentos.
Um grande problema é que os crentes não reconhecem quando a maldição vem.
É por isso que dizem que a doença é uma bênção, enquanto Deuteronõmio 28 diz que ela é uma maldição.
Dizem que a pobreza é uma bênção enquanto Deuteronómio 28 diz que é resultado de maldição.
Eles dizem que as doenças e a pobreza trazem glória ao nome de Deus. 0 que não sabem é que a cura traz muito maior glória a Deus.
Não precisamos sofrer debaixo de nenhuma maldição, basta que creiamos na justiça que vem pela fé.
Jesus nunca disse: "Oh, gente de fidelidade pequenar," Oh, gente de santidade pequenar, ou "Oh, gente de obediência pequena" ,mas Ele disse: "Oh, homens de pequena fé ." É tão somente pela fé que recebemos.
Quando cremos, a nossa fé nos é atribuída como justiça diante de Deus. A justiça é pela fé no Filho de Deus.
Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que cré. ( Rm 10:4)
Diante de tudo isso, vemos que você é irreversivelmente abençoado em Cristo. As maldições e pragas que outros possam proferir contra você não podem mais atingi-lo e as maldições que vieram sobre os seus antepassados não tém mais nenhuma legalidade em sua vida.
Aproprie-se dessa verdade e viva cheio de uma santa expectativa da bênção do Pai.
ORAÇÃO DE CONFISSÃO
TEXTO BÍBLICO
Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos. Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. II Tm. 1:6-7
CONFISSÃO DA PALAVRA
Esses são dias que vou reavivar, em mim, o dom que recebi do Senhor. Eu não recebi espírito de medo nem de covardia! Deus já me deu o Espírito de poder que me capacita a vencer o medo! Eu já recebi o Espírito de amor e de moderação. Em Cristo Jesus eu sou mais que vencedor!